quarta-feira, novembro 12, 2014

de de

Visitando o Açude Castanhão

Oie genteee!! Tudo bem?

Alguém aí já ouviu falar do Açude Castanhão - Jaguaribara/Ce? Hoje eu vou compartilhar com vocês a minha visita rápida ao açude. 
Fonte: DNOCS
Estávamos trabalhando, aí alguém deu a ideia de irmos visitar o Castanhão. Escutamos todos os dias que ele está seco e nesse dia fomos tirar a prova dos nove. hehe. Então fomos todos da empresa que trabalho.

Eu já tinha ido lá na época que estava com mais de 80% de sua capacidade. O mesmo foi construído para manter a seca durante 5 anos após sua construção. Pra quem não conhece e quer saber mais veja aqui.
"O Açude Castanhão é um açude brasileiro construído sobre o leito do rio Jaguaribe, no estado do Ceará. Ele é portanto uma represa, tecnicamente falando. A barragem está localizada em Jaguaribara, embora atinja outros municípios. A obra foi iniciada em 1995 e concluída em 23 de dezembro de 2002, numa parceria entre a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará - SRH-CE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS. A capacidade de armazenamento do Castanhão é de 6.700.000.000 m³." Fonte: Wikipédia
Ah! O açude foi construído e a cidade de Jaguaribara foi inundada sendo construída uma nova cidade totalmente projetada. Todas as comportas estão fechadas e apenas o sangradouro está aberto abastecendo o rio e cidades vizinhas. 

Após a aula de história, vamos as fotinhas?







Gente, virão só como tá seco? Ninguém acreditou quando viu! Olhando de cima das comportas só dava pra ver um mundaréu de água. Hoje como podem ver pelas imagens já da pra ver muita terra. Infelizmente. Precisamos de um inverno porreta esse ano viu São Pedro?!

Ah! O local é aberto a visitação, mas com pouca estrutura para turismo. Se você pensa em visitar o açude leve sua garrafinha de água e passe bastante protetor solar tá?

E aí, curtiram o post de hoje? Já conheciam o Castanhão? Que acharam das fotos?

Obrigada pela visita. ♥ Beijo ♥
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Que lugar incrível, amei as fotos!

    www.maynitizzi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já tem mais de quatro anos que não vou visitar, nossa Naty, tá muito seco! =//
    Precisamos de muita chuva mesmo pra encher isso aí! hahahaha
    Adorei o post e as fotos!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a última vez que fui foi na época que estava cheio. Por isso me surpreendi com o volume muito baixo!
      Obrigada pelo elogio! ;)
      Xeru!

      Excluir
  3. Gostei do post, é sempre bom conhecer lugares diferentes. Uma pena que uma estrutura tão grande assim esteja secando, e ainda tem gente que não pensa no futuro e não se sensibiliza com a situação q o nosso país está chegando.
    Incrivel né como conseguem construir algo assim, é q nem o caso da barragem do rio paranazão um dos estados q faz fronteira aki no meu estado MS, são quilômetros de barragem eu nunca tinha visto nada tão grande e uma imensidão de água que não se enxerga o final da msm, da até medo..rsrs

    Cantinho da Bete
    Instagram
    Facebook
    Canal You Tube
    Grupo:Vamos Comentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consciência ficou para poucos, Bete! hehe... E sim, é um negócio enoooooorme mesmo! A gente fica se sentindo formiga perto do paredão de concreto.
      Obrigada pelo comentário, linda! Beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita! Aproveita e deixa seu comentário... Sua opinião é super importante pra mim, e assim vou ficar sabendo o que você quer ver aqui no blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...